13/10/2013

A importância do Protetor Solar

Oi Meninas!!!!
O verão está chegando!!!! E com ele vem aquela vontade de ir na praia e ficar com aquela cor linda!!!!!Mas tenho certeza que você não esquece do protetor solar na sua bolsa de praia!!!
E na sua necessaire do dia a dia??? Você também tem um protetor  sempre a mão???



O uso de protetor solar todos os dias do ano, ainda não é um hábito entre os brasileiros.Resultado: ainda há uma enxurrada de dúvidas sobre como e quando aplicá-lo na pele, quais as diferenças entre as versões disponíveis e que benefícios reais oferecem.

filtro solar (também conhecido como protetor solar) é um produto  que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares  e outros danos à pele, intimamente ligado ao risco de câncer de pele.
O espectro solar é composto por uma série de radiações, quase todas podem atuar de forma benéfica, porém, quando a quantidade de energia absorvida é superior à dose tolerável, os riscos são inevitáveis. As principais radiações solares são:
  • Raios infravermelhos – Responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol;
  • UV-A – Bronzeiam superficialmente, porém, contribui para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada;
  • UV-B – São consideradas mais lesivas que as radiações UV-A. Em excesso, causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara;
  • UV-C – São absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São bastante prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.

Filtro Solar

Os filtros solares devem ser utilizados diariamente. Há muitos produtos cosméticos disponíveis que já contém filtros solares em sua composição, pois além de tudo, a proteção solar é a principal forma de prevenir o envelhecimento prematuro e de permitir que a pele danificada possa se reparar.


  • Como sei por quantas horas estarei protegido pelo protetor?
Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.
Outro exemplo: uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol, se protegida por um filtro solar FPS10 (10 vezes mais proteção), estende o prazo para 120 minutos (2 horas).
  • Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
    O bloqueador é um produto mais “potente” e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele.

  • O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
    Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto.
  • É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
    De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o FPS60, 98%.

  • Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB? 
    Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase “proteção solar máxima UVA/UVB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...